Sobre o portal e objetivos
O portal CordeLacim nasceu da pesquisa do aluno Igor Aquino de Pinho do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri – UFCA, no Ceará. Essa pesquisa surgiu como produto informacional da dissertação para obtenção do título de Mestre em Biblioteconomia pela UFCA.
A dissertação é intitulada como "PRESERVAÇÃO E DIVULGAÇÃO DA LITERATURA DE CORDEL: CRIAÇÃO DE UM BLOG CULTURAL PARA O LABORATÓRIO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E MEMÓRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI".
Esse projeto, bem como a dissertação foram orientados pela Professora Dra. Francisca Pereira dos Santos (Fanka), defendido no dia 16 de novembro de 2023.
Esse Blog-Acervo foi concebido, projetado e criado para a preservação da memória cordelista da região do Cariri, se especificando no acervo do Laboratório de Ciência da Informação e memória, o LACIM. Servindo como fonte de pesquisa, contato e salvaguarda da memória do cordel, o portal como uma conexão entre a cultura escrita, oral e digital com a população.
Referências no formato da ABNT;
Autor;
Ano;
Local;
Estrutura poética.
Atualmente o portal está sob organização do LACIM, servindo como catálogo eletrônico e intuitivo para a própria Universidade e para o Laboratório, bem como para pesquisadores e amantes das obras do cordel. Importante também ressaltar que o projeto utiliza a mediação das novas tecnologias para o contato de leitores e fãs de cordéis a obras feitas principalmente Região Metropolitana do Cariri e consequentemente de outras regiões, onde que a informação sobre os cordéis dissemina essa cultura tão rica e mostra a beleza da poesia caririense.
O portal CordeLacim tem por objetivo de desenvolver um blog para a disseminação e preservação digital dos cordéis do LACIM no âmbito da Universidade Federal do Cariri. Os objetivos específicos são de desenvolver a cultura cordelista; difundir o acervo físico do LACIM e dialogar com os diversos setores da sociedade no âmbito do cordel.
Ressalva-se também que seu acesso é gratuito. Esse blog desenvolvido sob a plataforma do Blogger, de forma gratuita.


Comentários
Postar um comentário